quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ah, a Naturologia...

Olá pessoal,
Espero que vocês estejam lendo minhas postagens. Faço isso com tanta dedicação, que seria muito importante saber que queridos amigos e pacientes andam dando uma olhadinha no meu trabalho...É de coração que eu escrevo...coloco aqui um pouco sobre o que é ser Naturóloga e como é minha rotina de trabalho...
Bom, ontem não escrevi porque o dia foi corrido...não tive atendimento, porém reformulei dietas, pesquisei um pouco mais sobre o Toque Terapêutico de Dolores Krieger, por sinal é fantástico! E para quem gosta de física quântica, recomendo este livro!!Estou estudando um pouco mais este assunto, porque percebi através de inumeros atendimentos, os mesmos comentários, vindos de pacientes:
-"Nossa, parece que você tem um ferrinho na , mão, porque esquenta tanto!"
- "O que você usa para aquecer as mãos?"
-"Leandra, você tirou minha dor de cabeça"
-"Mas que toque lindo, que mágico, a gente até sente a sua intenção de cura, é tão forte"
Esses foram alguns dos inumeros depoimentos de pacientes, após eu ter aplicado a massagem nos pés e ter finalizado com alguns toques em pontos específicos do corpo da pessoa que recebia a terapia.
Acreditem! Mas até eu fiquei surpresa...Como não consigo simplismente aceitar os fatos, fui atrás de evidências...Foi quando decobri este livro que comentei logo acima. Trata-se de uma enfermeira, americana, de NY. Que aplica o Toque Terapêutico desde de 1982, nos hospitais de NY.
Bom, já que falei tanto de toques e intenções...Vou postar para vocês meu último projeto, ou melhor dizendo....Minha conduta terapêutica, no papel..Ou seja, é o modo que trabalho...dentro das minhas limitações...(ainda tenho muito que pesquisar e estudar!!)...
Ahh! Antes disso!! Amigos, tenho uma grande notícia! Como estava esquecendo??? Tudo que faço é para vocês!! Pesquiso e estudo para o bem do próximo!!!Passei na seleção do curso de pós-graduação da ESALQ (USP-Piracicaba)!!
Esses dias estou radiante, falante, bom, assim sendo...blogante...
É, por hoje é só...Quero que fiquem com meu novo projeto. Na verdade de novo não tem nada...este é e sempre foi minha linha de pensamento e de atuação dentro da Naturologia...acredito que só tenha estruturado-a um pouco mais!
Um grande beijo a todos,
Com muito carinho,
Leandra.
TRATAMENTO COM A NATUROLOGIA
Através do perfil traçado por uma especifica anamnese, a Naturóloga desenvolve um processo terapêutico individualizado e restrito as necessidades do seu paciente. Em cada sessão será realizada a terapia adequada ao momento e ao histórico da pessoa tratada.A conduta é traçada primeiramente com a reestruturação física, mental e emocional da pessoa, reequilibrando-a.
Em seguida o atendimento será focado na queixa principal, ou seja, havendo a avaliação do distúrbio pré-estabelecido no corpo físico do paciente, a naturologa atuará de forma mais precisa.
Finalizando a conduta, procuro manter o tratamento mesmo após do termino da terapia e sua respectiva alta.
Ou seja, o tratamento com a Naturologia é pode ser resumido de acordo com os três passos seguintes:
1.Reequilíbrio e harmonização do paciente:
Técnicas utilizadas:
- Floral
- Aromaterapia + Massoterapia
- Reflexologia energética
- Toque terapêutico (Dolores Krieger)
- Calatonia
- Cromoterapia
- Arterapia
- Técnicas de relaxamento
2.Conduta especifica, de acordo com as queixas principais:
Técnicas utilizadas:
- Yogaterapia
- Aromaterapia
- Fitoterapia
- Técnicas de relaxamento
- Auriculoterapia
- Reeducação alimentar com dietas naturais
3.Técnicas para continuidade do tratamento:
No terceiro passo serão administradas técnicas e condutas especificas de acordo com o perfil do paciente para que ele sozinho consiga manter o bem – estar e a qualidade de vida adquirida durante o tratamento com a Naturologia.
Tecnicas utilizadas:
- Posturas e séries de Yogaterapia / Meditação
- Tratamento pessoal com aromaterapia
- Florais (Somente de Tipo – que podem ser utilizados a longo prazo, sem acompanhamento)
- Aulas sobre alimentos funcionais e saudáveis de acordo com o biótipo do paciente
- Receitas gastronômicas naturais
Resumo:
Meu trabalho como Naturóloga: Reequilibro, reeducação alimentar, prática de Yoga, manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturologia

A palavra Naturologia nos faz remeter a natureza como precursora das técnicas e práticas naturais. Nada nos impede de pensar assim, afinal o trabalho do Naturólogo visa associar técnicas naturais aos novos avanços da medicina.
Entre os conhecimentos usados por esta prática, destacam-se disciplinas
da área de humanas (fundamentos de psicologia, fundamentos de
Naturologia (embasamentos filosóficos, antropologia e gestão em saúde);
disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e
patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasito-hospedeiro, farmacologia) e disciplinas específicas à formação do naturólogo envolvendo outras ciências como: terapias orientais, ayurvédicas, vibracionais e antroposóficas, técnicas de meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências florais e vibracionais,nutrição, yôga.
Buscamos trabalhar com o ser humano de forma holística, aceitando a condição de que não somos somente matéria e sim um organismo bipsicofísicosocial.
Tal nomenclatura propicia a compressão de que estamos inseridos em um contexto social regido pelas motrizes de um corpo energético, mental e espiritual.
Todas nossas ações, vontades, desejos e aspirações partem de um conjunto complexo, ao qual muitas vezes acaba por adoecer. Nesse âmbito, procuramos as causas físicas, esquecendo que o funcionamento organísmico é regido por centenas de micro e macro estruturas, visíveis e invisíveis.
Partindo deste pressuposto cultural e cientifico, desenvolvemos a prática da Naturologia clínica. A ciência da vida, do amor, da compaixão, do altruísmo.
Temos o potencial natural para curar e recuperar o homem em si mesmo, completamente perdido e só assim, fazer do meio em que se vive um lugar de paz, o produto da própria conduta.
Intitulamos Naturólogos porque somos uma família, conhecemos o outro e nosso próprio coração.

Namastê

Leandra Giorgetti dos Santos